A selecção de Sub-22 da Associação de Futebol de Aveiro terminou este domingo o segundo estágio de preparação para a Taça das Regiões da UEFA, cuja primeira fase se cumpre no próximo fim de semana. O grupo às ordens de Carlos Miragaia estreia-se na competição diante da congénere de Leiria, no próximo sábado.

O derradeiro estágio incluiu quatro sessões de treino no campo da Universidade de Aveiro, depois de quatro jogos de caráter particular, diante das equipas seniores do SC Bustelo, do FC Pinheirense e do FC Cesarense, e da equipa de Sub-23 do CD Feirense. A preparação termina esta quarta-feira, com novo treino em contexto de jogo, frente ao RC Nogueirense.

A Taça das Regiões da UEFA joga-se em três fases diferentes – uma regional, uma nacional e uma internacional. A primeira estende-se de sexta-feira próxima a domingo, num torneio a três, que apura as seleções que participarão na fase nacional, que terá lugar em janeiro, em Castelo Branco. Aveiro defronta Leiria no sábado, pelas 15 horas, encontrando Viseu no dia seguinte, pelas 11h15, em jogos a disputar-se em Vieira de Leiria. O outro desafio opõe Viseu a Leiria, sexta-feira, pelas 17h00.

A competição tem o alto patrocínio da organização que gere o futebol europeu e destina-se a seleções regionais que integrem atletas que joguem em campeonatos distritais e que nunca tenham sido profissionais. O gabinete técnico da AFA optou por escolher atletas de entre os seus clubes que compõem o estreante campeonato de Sub-22, como forma de promover esta competição, que já está a saldar-se pelo sucesso.

O trabalho tido até este momento provou a saciedade que o “campeonato de esperanças” aveirense está recheado de atletas com valor, muitos dos quais não teriam onde dar continuidade às suas carreiras depois dos Sub-19. Sendo quase certo que defrontarão na Taça das Regiões da UEFA atletas mais velhos e mais experientes, a verdade é que a aposta já está ganha, independentemente dos resultados que vierem a ser obtidos.

O lote de atletas neste estágio foi reduzido a 22, sendo que o grupo não poderá integrar mais de 20 atletas no torneio deste fim de semana em Vieira de Leiria.