A seleção da Associação de Futebol de Aveiro cumpriu esta semana o primeiro estágio de preparação com vista à Taça das Regiões da UEFA, cuja primeira fase decorre na segunda quinzena de Dezembro, em Leiria. A competição destina-se a atletas sub-29 que joguem nos campeonatos distritais, mas a coordenação técnica aveirense optou por selecionar os melhores atletas que participam no seu estreante campeonato de esperanças.

Um total de 32 jogadores trabalharam às ordens de Carlos Miragaia – coadjuvado por Alexandre Santos e Américo Amorim – em sessões que decorreram em Vila Maior, Loureiro e, no fim-de-semana – numa concentração no complexo desportivo da Universidade de Aveiro, com sessões bidiárias.

A primeira fase da competição disputa-se em Vieira de Leiria, de 20 a 22 de Dezembro, com o conjunto aveirense a encontrar as seleções de Leiria e Viseu. O vencedor deste triangular disputará a fase nacional, marcada para janeiro, que apurará o representante de Portugal na Taça das Regiões da UEFA. Trata-se de uma prova promovida pela organização europeia de futebol, destinada a jogadores amadores, que não joguem em competições nacionais e que nunca tenham assinado qualquer contrato profissional.

“O balanço é claramente positivo. Em alguns casos, até ficamos surpreendidos com a qualidade que encontramos” – comentou o coordenador técnico da AFA, Carlos Miragaia, no balanço desta sessão de trabalho.

O seleccionador aveirense admite que poderá encontrar adversários mais experientes na competição, mas assume a sua opção: “Estamos no ano de estreia do nosso campeonato de sub-22, tendo sentido que ainda há uma certa apreensão em relação ao seu funcionamento. Mas nós acreditamos no mérito da competição e, por isso, decidimos selecionar atletas deste escalão para a nossa selecção, não apenas para promover o campeonato, mas para provarmos que há muita qualidade, que temos de potenciar.

Carlos Miragaia não tem dúvidas de que a aposta foi ganha, “independentemente do resultado que viermos obter na primeira fase do torneio”, uma vez que, na sua opinião, “conseguimos um grupo de jovens de qualidade e, sobretudo, com enorme vontade de evoluir e comprometidos com o grupo”.

A seleção aveirense disputou dos jogos neste primeiro estágio, tendo batido o CD Loureiro por 2-0, com golos Diogo Ferreira e Tiago Relvas, e a AA Avanca por 6-0, com golos de Tiago Relvas, Diogo Ferreira, Fábio Pereira, Tiago Fragoso (2), Nuno Ramos e João Silva.

Eis a lista dos atletas que participaram neste primeiro estágio:

AA Avanca – João Pedro, Tiago Fragoso, Diogo Costa, Rui Silva, João Fonseca e Dinis Dias;

GDR Soutelo – Fábio Pereira, Nuno Ramos, João Vítor, Pedro Silva e Jorge Silva (GR);

Fiães SC – Rúben Tavares, Daniel Silva, Gabriel Jesus, João Cardoso e Mário Sousa (GR);

ARD Vilamaiorense – Alexandre Pereira, Tiago Almeida, Diogo Filipe e Vasco Silva (GR);

CD Loureiro – Tiago Relvas, Diogo Ferreira, Marcelo Almeida e Daniel Silva;

AD Taboeira – Nuno Conceição, João Casal, João Silva, Pedro Silva, Joel Souza, José Coelho, Leonardo Soares, David Dias.